Primeira Igreja Batista em Volta Redonda
Home – Quem Somos
Nossa História
A história da Primeira Igreja Batista em Volta Redonda está diretamente ligada à fundação da cidade, quando o então presidente Getúlio Vargas decidiu instalar ali a Companhia Siderúrgica Nacional. Naquela época, Volta Redonda era o oitavo distrito de Barra Mansa e começava a receber famílias vindas de várias partes do país, em busca de novas oportunidades de trabalho.
Entre essas famílias, chegou a de Juscelino Coelho, oriunda de Juiz de Fora (MG). Já presente na região Sul do Estado do Rio de Janeiro estava o missionário Pastor Elias Portes Filho, que ao saber da chegada da família Coelho, rapidamente fez contato com eles e iniciou, na casa da família, o primeiro Ponto de Pregação Batista em Volta Redonda.
Com a chegada de mais irmãos batistas vindos de outros estados, o trabalho cresceu. Quando a CSN passou a entregar casas de madeira a seus empregados, a família Coelho mudou-se, deixando sua antiga residência (e o Ponto de Pregação) aos cuidados da família Vicente Pinto de Souza, recém-chegada à cidade em 1941. O irmão Vicente, conhecido por seu fervor evangelístico, deu continuidade ao crescimento da obra.
O ponto de pregação foi transferido para o bairro Niterói e, com a chegada da família Jésio Duarte, em 1942, foi levado à Avenida Paulo de Frontin, onde hoje está localizado o Banco Itaú. O trabalho se desenvolveu tanto que, em pouco tempo, foi oficialmente reconhecido como a primeira Congregação Batista da cidade.
Nessa linda trajetória, destaca-se também a cooperação da família do irmão Daniel Dias, que muito contribuiu para o avanço do trabalho batista em Volta Redonda.
Finalmente, no dia 20 de setembro de 1942, ao meio-dia, vinte irmãos, oriundos de sete igrejas batistas (seis do Rio de Janeiro e uma de Cachoeiro de Itapemirim, ES), reuniram-se para organizar oficialmente a Primeira Igreja Batista em Volta Redonda, na presença de Deus e com o apoio dos pastores A. B. Christie, Elias Portes Filho, Abelar Suzano Siqueira e Francisco Moreira. Outros sete irmãos foram posteriormente reconhecidos como membros fundadores, totalizando vinte e sete fundadores.
Nos primeiros anos, a igreja se reunia na Rua 53, nº 16, no bairro Sessenta. Com o apoio da então Junta Patrimonial da Convenção Batista Fluminense, no dia 10 de outubro de 1955, a igreja passou a se reunir em sede própria, na Rua Doutor Altair Nogueira da Silva, nº 180, no bairro São João, onde está até hoje. Enquanto o templo era construído, os cultos foram realizados provisoriamente na Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 47, hoje conhecida como a Casa Pastoral.
Ao longo de sua jornada, a igreja foi pastoreada por doze líderes espirituais:
- Elias Portes Filho (interino)
- Walvique Soares Henrique
- José Ferreira da Silva
- Harold Edward Renfrow
- Ênio Gomes dos Reis
- Israel José Pinheiro
- Doriscélio de Souza Pinheiro
- Francisco Nicodemos Sanches
- Jorge Luiz Gouvea Vieira
- Paulo César Campos Lopes do Valle
- Anderson Camino Rodrigues
- Carlos Anselmo de Mello Silva Júnior (pastor atual)
Além de sua rica história local, a PIBVR também gerou frutos preciosos, organizando quatro novas igrejas:
Igreja Batista Central em Volta Redonda – 30/06/1946
Primeira Igreja Batista da Vila Americana – 21/04/1970
Igreja Batista Missionária – 14/05/1995
Primeira Igreja Batista em Água Limpa – 04/11/2006
Visão, Missão, Valores
Visão
Uma igreja em células1, fiel a Deus2 e à Sua Palavra,3 que vive o amor de Cristo5 e o compartilha em toda parte.5
1 (At 5.42); 2 (1 Co 4:1-2); 3 (2 Tm 3.16-17); 4 (Jo 13:34-35); 5 (Mt 28.19-20)
Missão
Levar o Evangelho a todas as pessoas,1 com temor2 e coragem,3 transformando-as em discípulos de Jesus.4
1 (Rm 10.14-15); 2 (Fl 2.12); 3 (At 4.29); 4 (At.46-47; At 13.47)
Valores
A igreja e seus valores são dirigidos por Deus, por meio da Sua Palavra.1 Prezamos pela humildade,2 pelo acolhimento,3 pela excelência, 4 pelo serviço,5 pela unidade6 e pelo amor.7 Acreditamos que, com a ajuda de Deus, alicerçados na Sua Palavra e comprometidos em viver como discípulos de Cristo,8 faremos novos discípulos e viveremos para a glória de Deus.9
1 (Sl 119.105); 2 (Fl 2.3); 3 (Rm 15.7); 4 (Cl 3.23); 5 (1Pe 4.10); 6 (Ef 4.3); 7 (Jo 15.12); 8 (Sl 121.2; Jo 8.31); 9 (Mt 28.19,20; Mt 5.16)
Nossas Crenças
Somos uma igreja que crê, ensina e vive a Palavra de Deus como autoridade máxima para a fé e a prática cristã.
Cremos que toda a Escritura é inspirada por Deus, suficiente, inerrante e viva — e por isso buscamos pautar tudo o que somos e fazemos pela Bíblia.
Como igreja batista, adotamos e seguimos a Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira (CBB), que expressa de forma clara e fiel as doutrinas fundamentais da fé cristã, como a salvação em Cristo, a autonomia da igreja local, o batismo de crentes, a Ceia do Senhor, a liberdade religiosa e a responsabilidade missionária.
Em tudo, nosso compromisso maior é viver para a glória de Deus, pregando o Evangelho, discipulando vidas e servindo à comunidade, firmados na verdade eterna da Palavra.
Sobre nossa identidade visual.
Veja no link abaixo a explicação de conceito da nossa marca.
Testemunhos
Depoimentos de membros contando como suas vidas foram impactadas.
Através de uma amiga que já fazia parte da igreja, abri minha casa para receber uma célula. A cada semana, fui entendendo mais da Palavra de Deus, descobrindo o que Jesus fez por mim e tudo o que Ele ainda deseja realizar na minha vida e na minha família. Foi nesse ambiente de comunhão e ensino que entreguei minha vida a Cristo, me batizei — eu e minha casa — e hoje temos grande alegria em manter nosso lar aberto para proclamar a verdade que salva. É maravilhoso ver vidas sendo transformadas, assim como a nossa foi!
Quando cheguei à igreja, estava emocionalmente destruída. Desde o primeiro culto, fui acolhida com abraços e palavras que pareciam ter sido feitas para mim. A mensagem, a forma como fui recebida e o cuidado nas células mudaram minha história. Hoje sirvo na igreja e posso ser para outros o abraço que um dia eu precisei.
Chegamos procurando um lugar para nossos filhos aprenderem sobre Deus. Encontramos muito mais: uma igreja que investe na família, nos ensinou a caminhar juntos, nos conectou a outras famílias. Hoje nossa família serve junta, e nossos filhos amam estar na igreja!"
Achei que por ser mais velha não encontraria meu lugar. Mas encontrei. Aqui sou tratada como parte da família de Cristo. Tenho amigos de todas as idades, sou acompanhada pelo ministério pastoral, participo das reuniões de oração e de uma célula. Sou prova de que nesta igreja há lugar para todos!
























